Luzes verde em Santa Catarina em apoio ao Movimento Setembro Verde

Campanha tem como objetivo alertar sobre a necessidade de prevenção ao câncer de intestino.

A Campanha Setembro Verde em Santa Catarina, promovida pelas Sociedade Catarinense de Coloproctologia –SCCP, Sociedade Catarinense de Gastroenterologia – SCG e a Sociedade Brasileira de Endoscopia Digestiva Estadual SC – SOBED-SC tem como objetivo alertar para a necessidade da prevenção do câncer de intestino, que hoje já figura como o segundo tipo de tumor mais comum entre mulheres e o terceiro entre homens no Brasil, segundo dados do Instituto Nacional do Câncer – INCA. E, para gerar um maior engajamento, foi realizada parceria com entidades, hospitais e prefeituras municipais de Santa Catarina para a iluminação de locais em apoio à campanha.

Confira a listagem:

FLORIANÓPOLIS

– Beiramar Shopping: o shopping estará todo iluminado em tons de verde em adesão a campanha de prevenção ao câncer de intestino.

– Iluminação na avenida Beira-mar Norte, Praça Portugal, Praça Sesquicentenário, Monumento do Pezão (em frente ao Majestic), Praça XV de Novembro, incluindo a Figueira Centenária, clínica Endocentro e Baia Sul Hospital Baía Sul.

 

SÃO JOSÉ

– A cidade de São José também terá pontos turísticos e a prefeitura iluminados em tons de verde.

BLUMENAU

– Havan apoia a iniciativa iluminando o Castelo, em Blumenau, de verde, em alusão à campanha.

– Pontos turísticos da cidade também receberão iluminação diferenciada.

JOAÇABA

– Monumento Frei Bruno iluminado de verde durante uma semana em Setembro.

VIDEIRA

– Pontos turísticos da cidade também receberão iluminação diferenciada.

LAGES

– Pontos turísticos da cidade também receberão iluminação diferenciada: Catedral, Morro da Cruz, Clinica Le Santé e Hospital Tereza Ramos.

Sobre o câncer de intestino

O câncer de colorretal, conhecido também como câncer de intestino, já figura como o segundo tipo de tumor mais comum entre mulheres e o terceiro entre homens no Brasil, segundo dados do Instituto Nacional do Câncer – INCA.

Um dado preocupante vem gerando alerta: aumento do número de casos em pessoas cada vez mais jovens. A campanha tem o objetivo de oferecer informações gerais sobre o câncer de intestino e, principalmente, suas formas de prevenção, orientando a população para a existência da doença e a necessidade de realizar exames preventivos.

Um alerta que as sociedades fazem, buscando disseminar informações, é que os jovens devem repensar maus hábitos para tentar prevenir para o câncer colorretal. Esse tipo de tumor está surgindo com mais frequência em adultos jovens. As indicações

O câncer colorretal é altamente curável, especialmente quando diagnosticado cedo, por isso é importante fazer exames. A cirurgia, associada algumas vezes à quimioterapia e radioterapia, é usada como tratamento. Os exames são indicados a partir dos 50 anos.

Deixe um comentário